4 de dez. de 2010

Exposição revela como os artistas abordam a morte

Corpos sem vida, caveiras, pinturas estranhas, caixões e tudo mais que faça a arte manifestar a morte. A exposição Six Feet Under realizada em 2007 no Museu Alemão da Higiene, revelou como os artistas abordam esse tema que tanto assusta, mas ao mesmo tempo fascina o ser humano: a morte.
O nome da exposição Six Feet Under, na tradução, "Seis palmos abaixo da terra", faz referência à uma série de TV sobre uma família que é dona de uma funerária.
O acervo possui uma variedade de obras de artistas de vários lugares do mundo, como o australiano Ron Mueck, com a escultura Dead Dad (Pai Morto) , as caveiras de cerâmica feitas pelo suíço Jean Frédéric Schnyder, e o  japonês Izima Kaoru, com a foto Kuroki Meisa veste Gucci, na qual retrata que a morte está na "moda". 
Algumas obras são macabras, outras nem tanto, mas com um aspecto curioso, que apresentam como a morte é abordada em diferentes culturas. Em Gana, por exemplo, a exposição mostrou a foto de um caixão em forma de galinha.
Apesar de ter sido realizada apenas em 2007, vale a pena conferir 3 anos depois algumas obras que ficaram expostas:
Pintura O Cadáver

Escultura Dead Dad

 Múmias nas catacumbas de uma igreja em Palermo, na Itália

Caixão em forma de galinha, em Gana

Escultura de caveira em cerâmica

Foto Kuroki Meisa veste Gucci





7 comentários:

CRIS :) Soares Micussi disse...

A última foto tá linda *-*

Marcus Alencar disse...

Bom, todas as fotos tem seu lado curioso e um pouco assustador, dependendo do ponto de vista, mas o que mais chama atenção mesmo é o caixão em formato de galinha gigante. Isso sim é inusitado. Falando nisso, há um filme que assisti recentemente que talvez você possa gostar. Se chama ``After Dead`` e tem a Cristina Ricci no elenco.

Barbara Nonato disse...

Mais uma divulgação fantástica que você faz! Gostei das múmias.
Até a próxima!

Goticus Eternus disse...

Olá guria, bom primeiro muito obrigado por visitar o Goticus, vc pode segui-lo sim, esta a direita, a parte dos seguidores,abaixo das materias mais vistas, acha facil, bom vou seguir teu blog, ai fica mais facil ainda vc seguir o goticus, certo.
Te deixo meu email para fazer-mos troca de banner se quizer: tiagodotto-guitar@hotmail.com

Fico no aguardo esperando vc seguir o goticus certo!!
Até mais então
BJO gotico

Att: Tiago Dotto

Roderick Verden disse...

É, a morte é um fato(profundo, não?rs). E, de fato, nos assusta e fascina, aliás muitos não têm fascinação alguma pela Dona Morte(rs).

O caixão em forma de galinha é uma obra-prima. Se fosse no Brasil, poderia ser uma homenagem ou sarcasmo contra alguma pessoa galinha, seja homem ou mulher.

Gostei tb das múmias da Itália.

Beijos

Anônimo disse...

Lindas fotos, de verdade.

Rs.

Não consegui seguir hoje, outro dia tento de novo (problems)

Valeu!

F.

selistre disse...

OLÁ, PARABÉNS PELO BLOG !

Se tiveres um tempinho, visita meus blogs,(http://schlitzerpaintermachia.blogspot.com )lá só tem pinturas de minha autoria, mas acho que vais gostar e se identificar com algumas. A banda que eu mais curto também tem essa temática e já fez vários shows em S.Paulo ( damn laser vampires ).
Um abraço !
SELISTRE

Postar um comentário